Livro Metodologias Expressivas na Comunidade

Metodologias Expressivas na Comunidade

Livro Metodologias Expressivas na ComunidadeAs metodologias expressivas baseadas no teatro, dança, música, pintura, jogos, arte e rituais sociais provocam mudanças não só nas dinâmicas individuais e intrapsíquicas, como também nas dinâmicas sociais, políticas e culturais dando na maioria das vezes ritmo às grandes danças históricas dos ir e vir sociais.
Através desta observação levantamos diversas questões, como por exemplo: pode a expressão espontânea ou induzida, mediada pela arte e pela comunicação não verbal, trabalhar não só numa economia individual, ajustando as energias e fluxos psíquicos, mas também numa macro economia social-comunitária, promovendo a descarga de energias reprimidas através de movimentos catárticos grupais, que escoam as suas energias através dessas expressões não verbais?
Como funcionam os mecanismos de mobilização dessas forças intrapsíquicas e sociais que promovem mudanças tão profundas e muitas vezes profilácticas?
Terá a comunicação não verbal, seja através da expressão artística ou de outras formas de expressão, a capacidade de promover, de maneira inconsciente o fechar de feridas arquetípicas e feridas históricas marcadas na alma de um povo?
Poderemos promover de maneira estratégica “curas” sociais através de grandes manifestações culturais produzidas ou espontâneas?
Terão os Estados e o poder político percebido o poder da arte e da expressão não verbal?
Este livro surge em tom de indagação. Não tem objetivo de dar respostas fechadas sobre como a expressão contribui para a Intervenção e Terapia Social, mas vem dar contribuições e promover desde já reflexões sobre o tema.

Esperamos que o leitor(a) encontre nestas páginas não só respostas, mas que ao acabar a sua leitura se depare com infinitas perguntas.

 

Editora: Tuttirév

Ano: 2012

Colecção: Expressões em Terapia – Volume 3

Encomendas: Contate para geral@vivenciarte.com  ou Compre online na Tuttirév »

 

Autor: Vivenciarte

Gostou? Partilhe em: