Grupos Terapêuticos

a)  Grupo Criativo de Terapias Expressivas (Formação Prática)

 

Tendo por base os princípios práticos e teóricos das metodologias expressivas, será construído um grupo experimental, onde os participantes se sintam seguros e protegidos e onde possam ter contacto com diversas actividades, técnicas e materiais, utilizando-os como recursos pedagógicos e terapêuticos.

 

Pretende-se estimular as potencialidades criativas e expressivas dos participantes, assim como a aquisição de competências práticas, activas, expressivas, artísticas, pedagógicas e terapêuticas, podendo ser uma mais-valia quer ao nível de desenvolvimento pessoal, quer ao nível profissional.

 

Nesta formação essencialmente prática, serão abordados diversos mediadores expressivos, jogos e demais instrumentos facilitadores da expressividade e criatividade, que podem ser aplicados em diversos contextos e com diferentes populações.

 

DESTINATÁRIOS:

Todos aqueles que desejam conhecer, desenvolver e aprofundar o contacto com as metodologias expressivas e ao mesmo tempo adquirir novas competências.

 

AVALIAÇÃO: Presencial, sendo necessário para a obtenção de Certificado, a frequência de 80% das sessões.

 

FREQUÊNCIA: Quinzenal de Abril a Julho e de Setembro a Dezembro

 

CARGA HORÁRIA: 8 sessões de 2,5 horas cada, distribuídas pelos vários meses.

 

FACILITADOR:  Membro da Vivenciarte com experiência profissional na área

 

PROCESSO DE ADMISSÃO:

Não tem requisitos, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio em qualquer disciplina artística. Inscrições limitadas.

 

PREÇO:  80 € / mês

(O pagamento deverá ser feito integralmente para os 4 meses, ou em 4 cheques pré-datados para dia 6 de cada mês Abril/Julho e Setembro/Dezembro. Caso exista desistência, após o início das sessões, não será efectuada devolução)

 

 

b)  Grupo Expressivo e Terapêutico de Desenvolvimento Pessoal

Tendo por base os princípios práticos e teóricos das metodologias expressivas, será construído um grupo experimental, onde os participantes se sintam seguros e protegidos e onde possam ter contacto com diversas actividades, técnicas e metodologias expressivas e criativas, podendo desenvolver as suas diversas potencialidades, superando dificuldades, bloqueios e resistências pessoais, promovendo assim o seu desenvolvimento pessoal.

 

Trata-se de um convite à descoberta de um mundo de novas experimentações, vivências, sensações, emoções, sentimentos e pensamentos, onde o facilitador numa atitude semi-directiva apresentará ao grupo diversas propostas que lhes possibilitarão explorar diferentes aspectos de si-mesmos, que serão realizadas sob o enfoque da acção-criação-reflexão, tendo como suporte diferentes linguagens polimodais artísticas, expressivas e criativas.

 

Contribuirá para o crescimento e desenvolvimento pessoal, promovendo a plasticidade cerebral, a criatividade e o auto-conhecimento, tendo em vista alcançar um maior bem-estar emocional, pessoal e social.

 

OBJETIVOS

– Desenvolvimento pessoal, emocional e social;

– Desenvolvimento das potencialidades expressivas e criativas;

– Desenvolvimento da capacidade comunicativa e relacional;

– Melhorar a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, a inteligência social e emocional;

 

DESTINATÁRIOS: Ideal para todos os interessados em superar bloqueios, dificuldades relacionais e comunicacionais, ou apenas para realizar um trabalho de desenvolvimento pessoal, promovendo uma nova imagem de si mesmo, maior valorização e aceitação no sentido de alcançar o equilíbrio e o bem-estar pessoal e social. Trata-se de uma viagem interior de auto-conhecimento, libertação e transformação, através da descoberta, reflexão, expansão e criatividade.

 

FREQUÊNCIA: Quinzenal | Duas sessões de 2,5 horas

 

FACILITADOR:  Membro da Vivenciarte com experiência profissional na área

 

PROCESSO DE ADMISSÃO:

Sujeito a marcação prévia, sendo necessário efectuar entrevista pessoal. Número de inscrições limitado.

 

PREÇO:  80 € / mês

 

Se pretende inscreve-se num dos nossos Grupos Terapêuticos entre em contato connosco.