Ateliers Vivenciais – Março a Junho 2014

Os Ateliers Vivenciais desenvolvidos pela Vivenciarte, seguem sempre uma metodologia essencialmente vivencial-lúdica-expressiva-criativa, já que resultam da experimentação e da utilização de diversos mediadores, de forma integrada e integrativa. Partilhamos da ideia que para se perceber, compreender, interiorizar e produzir mudança, é necessário tocar, sentir, experimentar, vivenciar e experienciar. A melhor teoria terá de advir sempre de uma boa prática!

Neste sentido os participantes serão conduzidos numa viagem tendo ao leme as metodologias expressivas, de forma a poderem trabalhar as diversas dimensões do ser humano, através da integração do corpo, do espírito, das emoções, sensações e cognições, através do recurso das diversas linguagens expressivas, criativas e imaginativas.

 

DESTINATÁRIOS: Todos os interessados.

 

FACILITADORES: Todos os facilitadores são sócios da Vivenciarte e têm vasta experiência, comprovada no campo formativo, com destaque para a dinamização e realização de workshops, ateliers e dinâmicas de grupo.

 

ASSIDUIDADE: Cada formando deverá frequentar 80% das horas da formação, tendo assim o limite de 20% de faltas.

 

CERTIFICAÇÃO: No final da formação cada formando receberá um certificado de frequência do respectivo Atelier Vivencial / Workshop, desde que tenha frequentado o número mínimo de horas obrigatório. A Certificação é feita em parceria com a Reflexos, entidade formadora acreditada pela DGERT.

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS: Está incluído no preço todo o material necessário, que é fornecido pela Vivenciarte. Os participantes devem trazer roupa confortável de forma a poderem fazer exercícios e dinâmicas que lhes permitam facilidade nos movimentos e serem portadores de manta/esteira ou algo de forma a poderem utilizar no chão.

 

ESPAÇO E EQUIPAMENTOS: Instituto Português da Juventude: Estrada de Moscavide, Parque das Nações, Lisboa | Sala de formação equipada.

 

INVESTIMENTO:

 

Ateliers Vivenciais de 8 horas – 60 euros

Ateliers Vivenciais de 16 horas – 90 euros

 

Estão em vigor as seguintes promoções:

– inscrição em 2 formações – 5% de desconto sobre o valor total

– inscrição em 3 formações – 10% de desconto sobre o valor total

– inscrição em 4 ou mais formações – 15% de desconto sobre o valor total

(válido somente no mesmo acto de inscrição)

 

NOTA: A realização dos Ateliers Vivenciais está sujeito a um número mínimo e máximo de inscrições, sendo as mesmas sujeitas à ordem de chegada à Vivenciarte.

 

INSCRIÇÕES: 

As inscrições devem ser efectivadas no máximo até 3 dias antes de cada Atelier (4ª feira).

Email para inscrições: formacao@vivenciarte.com

 

 

 

atelier 1 espelho meu vicenciarte


ATELIER VIVENCIAL I – “Espelho Meu, onde encontro o meu eu?”

Descrição: Através de diferentes metodologias expressivas, acedemos a diferentes aspectos de nós próprios e dos outros. Para crianças, pais e adultos. Será proporcionado espaço lúdico, onde através da representação conseguimos crescer dramatizando, representando e encenando os protagonistas e encenadores da nossa própria história.

Data e Horário: 22 de Março – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: Bárbara Ramos Dias*

 

atelier 2 arte da dança e do movimento vicenciarte

ATELIER VIVENCIAL II – “A arte da dança e do movimento”

Descrição: Através da dança e do movimento iremos explorar o nosso ritmo, a nossa batida, a nossa dimensão enquanto ser humano, abrindo as portas às sensações e às emoções. Crianças e adultos brincam e dançam alegremente ao mesmo tempo que param para reflectir e pensar, sempre num jogo interactivo.

Data e Horário: 29 de Março – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: Dina Florêncio

 

Atelier III - Riscos, manchas e cores: descobrindo o meu e o teu Eu

ATELIER VIVENCIAL III – “Riscos, manchas e cores, despertando a imaginação e a criatividade”

Descrição: Viagem pelas cores e linhas, ao encontro de si mesmo, despertando várias dimensões da criança e do adulto que interagem em conjunto.

Data e Horário: 5 de Abril – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: Raquel Fialho

 

atelier 4 barro espelho vivenciarte

ATELIER VIVENCIAL IV – “Barro: espelho do corpo e da alma”

Descrição: Ao tocarmos no barro, renovamo-nos, transformamos a matéria e somos transformados pela acção, pela sensação, pela percepção, pela emoção, pela motivação, pela cognição…num processo dinâmico e evolutivo. Crianças brincam na matéria, crescem e dialogam entre si.

Data e Horário: 12 e 13 de Abril – 9h-13h e 14h-18h (16 horas)

Formador: João Luís Bucho

 

atelier 5 Bau dos sons vivenciarte

ATELIER VIVENCIAL V – “Baú dos sons”

Descrição: Num baú que nos representa, encontramos a mais bela canção, composta por cheiros, movimentos, melodias e contratempos da história pessoal de cada um. As crianças ao abrirem o baú, vão poder explorar a sua história e compor a sua nova canção.

Data e Horário: 1o de Maio – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: Ana Rodrigues

 

atelier 6 Os sapatos de Fred Astaire vivenciarte

ATELIER VIVENCIAL VI – “Os sapatos de Fred Astaire”

Descrição: Através da dança e da expressão plástica, crianças, pais e famílias libertam a mente através do corpo, apelando à  criatividade, promovendo a fantasia e o imaginário.

Data e Horário: 17 de Maio – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: Ana Silva

 

atelier 07 Aprender a brincar com a vida vivenciarte

ATELIER VIVENCIAL VII – “Aprender a brincar com a vida”

Descrição: Ao “cultivar” diferentes modos de expressão, os “novos rebentos” crescem mais conscientes, espontâneos e criativos. Essa tomada de consciência irá desabrochar por intermédio de actividades lúdicas, a descoberta de emoções, sensações, vivências afectivas e cognitivas da própria criança e dos que a rodeiam.

Data e Horário: 24 de Maio – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: Ana Barata Feio

 

Atelier 9 Conto O Nabo Gigante vivenciarte

ATELIER VIVENCIAL VIII – “Conto: nabo gigante”

Descrição: Através da utilização de metodologias expressivas pais e filhos vivenciam uma história num ambiente acolhedor, onde o lúdico e a partilha de emoções será uma constante.

Data e Horário: 7 de Junho – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: Ana Silva

 

Sábado Expressivo

ATELIER VIVENCIAL IX – “Despertar a criatividade”

Descrição: Riscar, cantar, dançar, manchar, brincar e despertar a curiosidade e a criatividade. Tudo numa palavra crescer!

Data e Horário: 14 de Junho – 9h-13h e 14h-18h (8 horas)

Formador: João Luís Bucho

 

 

 

*a confirmar

Autor: Vivenciarte

Gostou? Partilhe em: