Acções de Formação

Atendendo às várias solicitações que nos foram chegando, assim como de forma a rentabilizar ao máximo as formações ministradas por esta Associação, tornando-as mais apelativas e mais adequadas às necessidades dos diversos profissionais, reformulámos a oferta formativa.

 

Neste sentido, em cada mês será abordada uma temática em especial, abrangendo uma determinada população, num determinado contexto. A formação decorre sob a forma de seminário teórico/prático, em dois sábados, com uma carga horária de 12 horas (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00)

 

A formação desenvolvida pela Associação VIVENCIARTE, segue sempre uma metodologia essencialmente vivencial-lúdica-expressiva-criativa, já que resulta da experimentação, da utilização de diversas técnicas e práticas, assim como da articulação de princípios teóricos que os sustentam, de forma integrada e integrativa. Partilhamos da ideia que para se perceber, compreender, interiorizar e produzir mudança, é necessário tocar, sentir, experimentar, vivenciar e experienciar. A melhor teoria terá de advir sempre de uma boa prática!

 

Formadores:

 

Todos os formadores são sócios da Vivenciarte e têm vasta experiência, comprovada no campo formativo, com destaque para a dinamização e realização de workshops, ateliers e dinâmicas de grupo. Será privilegiada uma intervenção integrativa sustentada por técnicas e metodologias activas e expressivas, preconizada por esta Associação.

  

Recomendações:

 

  1. Os participantes devem trazer roupa confortável de forma a poderem fazer exercícios e dinâmicas que lhes permitam facilidade nos movimentos e serem portadores de manta/ esteira ou algo de forma a poderem utilizar no chão.

 

  1. A inscrição nos Seminários, é efectuada através de envio de ficha de inscrição devidamente preenchida para formação@vivenciarte.com; tendo como único critério, a ordem de chegada na inscrição, sendo que para a realização depende de número mínimo e máximo de inscritos.

 

 

 

OFERTA FORMATIVA

 

 

 

Mês   da Criança e dos Jovens

 

 

 

Maio e Junho

 

 

 

Seminário: Despertar a Criatividade: Educar para a   criatividade

 

Objectivos:   Através da activação das diversas potencialidades do sujeito conseguir aceder   à pessoa total, integrada e criativa. Despertar a curiosidade, a fantasia, a   imaginação, activando a criatividade, a fluidez de ideias, o espirito critico   e reflexivo, a expansão do corpo e da mente, promovendo uma melhor   compreensão de si próprio e dos outros, estimulando o bem-estar físico e   psíquico, as boas relações sociais, institucionais e comunitárias.

 

9 e 16 de Maio

 

Seminário: Animação e Dinâmica de Grupos, com crianças e jovens   através de Técnicas e Práticas Activas, Expressivas, Criativas e Lúdicas

 

Objectivos:   Através de diversas técnicas e materiais próprios das metodologias   expressivas, conseguir animar e dinamizar um grupo, em diferentes contextos.   Saber utilizar diversos mediadores expressivos e criativos, conhecer as suas   potencialidades, adaptando-os aos diversos contextos e público em geral.   Promover a aquisição de estratégias de planeamento e gestão de actividades   lúdico-pedagógicas com crianças e jovens.

 

23 e 30 de Maio

 

Seminário: Contadores de Histórias através de Técnicas e Práticas Expressivas

 

Objectivos:   Adquirir competências técnicas, pessoais e criativas de forma a poder construir,   representar e dramatizar um texto escrito, livre e criativo, uma história, um   conto, desenvolvendo as habilidades dos tradicionais contadores de histórias,   integrando diversas técnicas e práticas expressivas. Estimular o uso da   fantasia, da imaginação e da criatividade.

 

6 e 13 de Junho

 

Seminário: Educação Expressiva: Reencantar a educação

 

Objectivos:   Adquirir competências e reflectir sobre diversas técnicas e princípios   epistemológicos da Educação Expressiva: educação activa, vivencial, construtiva,   plural, aberta, colorida, polissémica, multissensorial, multimodal,   multidisciplinar, simbólica, cooperativa, afectiva, relacional, dialógica, integrativa,   integradora e criativa. Conhecer a importância da estimulação do pensamento   criativo, activo, construtivo e transformador ao invés do pensamento reprodutivo,   padronizado, passivo, repetidor de informação, em contexto educativo e na prevenção   da saúde. Estimular o prazer da descoberta, a curiosidade, a pedagogia da acção,   da dúvida, do erro, da partilha e reflexão, da criação, da afectividade e do   amor.

 

20 e 27 de Junho

 

 

OFERTA FORMATIVA

 

 

 

Mês   do Adulto e dos Casais

 

 

 

Julho   e Setembro

 

 

 

Seminário: Corporalidade, Dança e Movimento

 

Objectivos:   Estimular a dimensão corporal, activando a criatividade e reconhecendo a   importância da linguagem do corpo, do movimento, do toque, dos sentidos, das   experiências internas, das imagens corporais, dos significados, sentimentos e   emoções vivenciados pelo próprio corpo. Reconhecer a importância da expressão   corporal, como comunicação não-verbal, espelho do sujeito, das suas relações,   das suas carências, necessidade e dificuldades existenciais e emocionais.

 

 

 

 

 

4   e 11 de Julho

 

 

Seminário: Barro: Espelho do Corpo e da Alma

 

Objectivos:   Promover experiência lúdica, criativa, reconhecendo as diversas   potencialidades do material barro, que poderá ser utilizado em diversos   contextos: educativo, social e institucional, comunitário e na saúde. Oferta   do livro publicado em 2013 “As Terapias expressivas e o barro: espelho do   corpo e da alma”, da Chiado editora.

 

 

 

18   e 25 de Julho

 

 

Seminário: Gestão de stresse e relaxamento através de técnicas e   práticas expressivas e criativas

 

Objectivos:   Adquirir competências sobre a gestão do stresse, estimulando o relaxamento   através de técnicas e práticas activas, expressivas e criativas. Reconhecer o   stresse positivo e negativo. Representar metaforicamente o stresse. Reconhecer   a importância da estimulação da imaginação e da criatividade através da   fantasia guiada, da expressão plástica, da representação e dramatização,   assim como de outras formas expressivas.

 

 

 

 

 

5 e 12 de Setembro

 

Seminário: Comunicação e desenvolvimento da   assertividade no casal através de práticas expressivas

 

Objectivos:   Estimular diversas formas de comunicação através dos vários mediadores   activos, expressivos e criativos. Reconhecer a importância do desenvolvimento   da assertividade, promovendo a aprendizagem de técnicas de comunicação   aberta, franca e leal, contribuindo assim no bem-estar individual, do casal,   da instituição e da comunidade.

 

 

 

 

 

 

19   e 26 de Setembro

 

 

 

OFERTA FORMATIVA

 

 

 

Mês   da Idade Avançada: 3ª e 4ª Idade

 

 

 

Outubro   e Novembro

 

 

 

Seminário: Animação e Dinâmicas de Grupo com Idosos,   através de técnicas e práticas expressivas, criativas e lúdicas.

 

Objectivos: Através de   diversas técnicas e materiais próprios das metodologias expressivas,   conseguir animar e dinamizar um grupo, de idosos. Promover a aquisição de   estratégias de planeamento e gestão de actividades lúdico-pedagógicas com população   sénior, estimulando a participação activa, cooperativa, lúdica, reflexiva e   criativa. Promover o bem-estar, facilitando a interacção e a socialização e contribuindo   no envelhecimento activo.

 

 

3 e 10 de Outubro

 

Seminário: Educação Expressiva com Idosos: nova   forma de pensar e agir sobre a velhice e sobre o envelhecimento.

 

Objectivos: Contribuir para   a mudança do pensar e agir sobre a velhice, sobre o envelhecimento e até   mesmo sobre a morte e o morrer. Reconhecer a importância da estimulação da   fantasia, da imaginação, do espirito criativo, critico, reflexivo,   valorizando a experiência e as diversas competências, facilitando o bem-estar   e a qualidade de vida das pessoas desta faixa etária, promovendo a verdadeira   autonomia, autoconfiança e auto-estima do geronte, contribuindo no   envelhecimento activo.

 

 

 

 

 

 

17   e 24 de Outubro

 

Seminário: Técnicas Projectivas: cartões, postais,   imagens, fotografias, em contexto terapêutico, educacional, sociocultural e   comunitário com grupos de idosos

 

Objectivos: Adquirir   competências sobre as inúmeras potencialidades que as técnicas projectivas   oferecem. Estimular a fantasia, a imaginação e a criatividade, na criação de   diversas técnicas e práticas expressivas que podem ser utilizadas com grupos   de idosos, promovendo a estimulação das diferentes competências, contribuindo   na socialização, na harmonia e bem-estar pessoal e social deste grupo.

 

31   de Outubro

 e

 7 de Novembro

 

Seminário: Comunicação e desenvolvimento da   assertividade no idoso através de práticas expressivas

 

Objectivos: Estimular   diversas formas de comunicação através dos vários mediadores activos,   expressivos e criativos. Reconhecer a importância do desenvolvimento da   assertividade, promovendo a aprendizagem de técnicas de comunicação aberta,   franca e leal, contribuindo assim no envelhecimento activo facilitando a   socialização, o bem-estar individual e grupal dos idosos.

 

21   e 28 de Novembro

 

Pré-inscrição:

Faça desde já a sua pré-inscrição, para isso basta enviar e-mail para formacao@vivenciarte.com, informando o seu nome e contacto e indicando qual a formação em que está interessado(a).

Para efectivar a sua inscrição o pagamento deverá ser realizado até 15 dias antes da realização da formação para o NIB 003500440007060463014, Banco Caixa Geral de Depósitos, em nome da Vivenciarte- Associação Internacional de Terapias Expressivas.

O comprovativo de pagamento deverá ser enviado por email em conjunto com a ficha de inscrição:

Download Ficha Inscrição

 

Local:

a definir – zona de Lisboa acessível por transportes públicos

 

Investimento:

Cada acção de formação com a duração de 12 horas tem o custo de 120€.

Caso se inscreva em mais do que 2 formações terá um desconto de 10% sobre o valor total.

Caso traga um amigo ambos terão um desconto de 10% sobre o valor total.

 

Informações:

formacao@vivenciarte.com

geral@vivenciarte.com

 

 

 

 

Autor: Vivenciarte

Gostou? Partilhe em: